Ato aconteceu na cidade de Sorocaba e o grupo será coordenado pelo companheiro Gilliardi, do SINTVEST Colatina
O Ramo Vestuário da CUT já colhe resultados concretos da jornada de formação, organização e ação sindical ligada ao projeto pelo empoderamento dos sindicatos em prol dos direitos e no enfrentamento à violência de gênero e contra trabalhador@s LGBTQIA+.
Em noite muito especial, realizada na cidade de Sorocaba (SP), onde o sindicato do ramo é pioneiro na negociação de cláusulas voltadas a trabalhador@as travestis e transexuais, foi oficialmente lançado o Coletivo LGBTQIA+ da CNTRV, no dia 1º de dezembro de 2021.
O grupo será coordenado pelo companheiro Gilliardi Gonçalves Nascimento, do SINTVEST Colatina (ES), e deve buscar expandir o número de sindicatos comprometidos com a agenda.
“Temos a tarefa de articular as ações e o diálogo sobre o tema junto a dirigentes, trabalhadoras e trabalhadores do Vestuário. O diferencial é o caráter permanente de atuação, que vai ser pautada pelo princípio de que todas, todos e todes devem ser tratados com respeito e dignidade, a começar pelo local de trabalho”, adianta Gilliardi.
Sindicatos comprometidos
Além disso, 16 sindicatos das regiões Sudeste, Sul e Nordeste assinaram Carta Compromisso, comprometendo-se em empenhar esforços para incluir em suas negociações coletivas cláusulas alinhas com os princípios da diversidade e da equidade.
Entre os pontos do documento, estão o uso do nome social e de banheiros em acordo com a identidade de gênero d@s trabalhador@s; desenvolvimento de ações de comunicação e formação para o combate à discriminação por razão de gênero e/ou orientação sexual; extensão de todos os direitos a cônjuges em relações homoafetivas; e inclusão do pai no auxílio-creche.
No Sul, aderiram à iniciativa, com o reforço da Federação Democrática d@s Sapateir@s do Rio Grande do Sul, os sindicatos gaúchos d@as Sapateir@s de Novo Hamburgo, Sapateir@s de Sapiranga, Sapateir@s de Riozinho, Sapateir@s de Venâncio Aires, e do Vestuário e Sapateir@s de Santa Cruz do Sul.
No Sudeste, participaram: Vestuário de Sorocaba (SP), Calçadistas de Jaú (SP), Sindicavespar (MG), Coureir@s de Franca (SP) e SINTVEST Colatina (ES).
No Nordeste: Calçadistas do Ceará, Ipirá (BA), Itapetinga (BA), Têxteis e Confecções de Natal (RN), JoãoPessoa (PB) e Paulista (PE).
As cartas foram assinadas após sessões de Diálogo Social regionais realizadas no âmbito do projeto da CNTRV-CUT, que conta com o apoio do Solidarity Center e da Laudes Foundation.
Além da sensibilização de dirigentes sindicais, representantes de empresas também reconheceram a necessidade da atenção a demandas específicas de trabalhador@s LGBTQIA+.
Comments