top of page
ARCOIRES.png

Roupa Colorida BLOG

Buscar
  • Foto do escritorVinicius Lousada

Diversidade: alerta a fake news é destaque na primeira Roda de Conversa

Atualizado: 25 de out. de 2021

Companheir@s da região Nordeste trocaram ideias sobre o combate às violências de gênero e contra trabalhador@s LGBTQIA+; atividades acontecem dias 13 e 27 para Sul e Sudeste


Participantes se reuniram virtualmente para a primeira Roda de Conversa do projeto da CNTRV

Foi um sucesso a primeira Roda de Conversa virtual do projeto pelo empoderamento dos sindicatos do Ramo Vestuário para combater a violência de gênero e a discriminação contra trabalhador@s LGBTQIA+ no local de trabalho.


A iniciativa da CNTRV-CUT é realizada em parceria do Solidarity Center e com o apoio da Laudes Foundation.


Depois do primeiro bate-papo, com dirigentes sindicais e trabalhador@s da base da região Nordeste, o projeto também vai promover a atividade com companheir@s da região Sul, no dia 13, e da região Sudeste, no dia 27 de outubro.


As inscrições estão abertas


27/10 - Das 18h às 20h - REGIÃO SUDESTE

Realize sua inscrição AQUI

03/11 - Das 18h às 20h - REGIÃO SUL

Faça sua inscrição AQUI


PELA DIVERSIDADE

O encontro com o Nordeste teve início com a exposição do companheiro Fabrício Rosa. Doutorando em Direitos Humanos, o policial rodoviário federal atua no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, ao trabalho escravo, infantil e ao tráfico de pessoas.


Fabrício integra ainda a direção da Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTI+ (RENOSP-LGBT) e compõe a Frente Nacional de Policiais Antifascistas.


O policial frisou que, embora a LGBTfobia seja considerada crime no Brasil desde 2019, uma pessoa é assassinada a cada 19 horas no País em crimes de ódio motivados por sua orientação sexual ou identidade de gênero. As travestis são as principais vítimas.


No local de trabalho, muit@s companheir@s LGBTQIA+ também são vítimas de perseguição, assédio moral e discriminação, inclusive já nos processos de seleção. Fabrício frisou que, nas corporações policiais, a situação não é diferente.


“As fofocas e insinuações que tentam ‘tirar colegas do armário à força’ são outras formas de violência (...) É nisso que os sindicatos também devem estar de olho”, ressaltou.

DENUNCIE!

O ativista também explanou sobre o passo a passo de medidas que podem e devem ser tomadas pelas vítimas do preconceito nas empresas: desde o diálogo, com o intuito de resolver o impasse amigavelmente; passando pela busca de ajuda junto a superiores, RH e sindicato; até as denúncias ao Ministério Público e/ou à Polícia Civil.

Reprodução da apresentação do companheiro Fabrício, com medidas a serem tomadas em casos de violência e discriminação LGBTQIA+

TABU NAS ESCOLAS E FAKE NEWS

Com a abertura do debate a tod@s @s participantes, ficou evidente, na Roda de Conversa, o quanto estão disseminadas fake news a respeito das questões de gênero e das diversidades sexuais.


Companheir@s compartilharam relatos sobre falsas terapias de reversão (sendo que não existe cura para o que não é doença); sobre mentiras de que textos da Bíblia Cristã seriam alterados por iniciativa do movimento LGBTQIA+; e até sobre a inexistente “ideologia de gênero”, que teria como objetiva ensinar, nas escolas, crianças e adolescentes a serem homo ou transsexuais.


O encontro serviu como oportunidade para que fosse esclarecido de que orientação sexual ou identidade de gênero não são estabelecidas a partir de “escolhas”. Portanto, não podem ser ensinadas.


Além disso, o diálogo coletivo ressaltou a importância de que, em acordo com a pertinência de cada faixa etária, a temática seja desenvolvida por profissionais de educação preparad@s e bem formad@s nas unidades de ensino, visando o combate ao preconceito (inclusive ao bullying escolar), a prevenção de abusos sexuais e, é claro, a formação de futuras gerações prontas para uma convivência inclusiva e respeitosa.


VIOLÊNCIA DE GÊNERO

As dificuldades enfrentadas pelas mulheres no local de trabalho e na vida privada, em um contexto social marcado pelo patriarcado e pelo machismo estrutural, foram abordadas no debate mediado pela companheira Arlete Silva.


Presidenta do SINDICAL/Ipirá (BA) e secretária de Combate ao Racismo da CNTRV, ela destacou pontos que sensibilizaram e dialogaram com a realidade enfrentada cotidianamente por muitas trabalhadoras, inclusive do ramo vestuário.


Dirigentes e trabalhador@s da região nordeste durante a Roda de Conversa

Acompanhe as nossas redes, curta, comente e compartilhe os conteúdos junto com a hashtag #vistavctambém


Facebook: https://www.facebook.com/cntrvcut


Instagram: https://www.instagram.com/vistavctambem/



YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCR6GI0Ez06Omw5ao919rbbA

30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page