Sessão de Diálogo Social e panfletagem integram projeto da CNTRV-CUT; nesta semana, as atividades ocorrem na região Sudeste, onde dirigentes se encontrarão em Jacutinga (MG)
A Federação Democrática dos/as Sapateiros/as do Rio Grande do Sul e um conjunto de cinco sindicatos filiados se comprometeram a empenhar esforços em prol de agendas que busquem garantir mais direitos e proteção à comunidade LGBTQIA+.
Dirigentes se reuniram em sessão de Diálogo Social na última sexta-feira (04/11), realizada na cidade de Sapiranga, Região Metropolitana de Pouso Alegre.
A atividade é parte do Projeto da CNTRV-CUT, em parceria com o Solidarity Center e a Laudes Foundation, de empoderamento de sindicatos do Ramo Vestuário para combater o preconceito e a discriminação de gênero e contra trabalhadoras e trabalhadores LGBTQIA+.
Presidente da Federação, o companheiro João Batista Xavier reafirmou o compromisso de buscar ampliar a agenda junto a outras organizações sindicais filiadas.
“Nossa Campanha Salarial é unificada. Vamos dialogar com os demais sindicatos para consolidar uma pauta conjunta para que as convenções sejam padronizadas neste sentido”, reiterou o dirigente.
Já integram a iniciativa os sindicatos d@s Sapateir@s de Novo Hamburgo, Sapateir@s de Sapiranga, Sapateir@s de Riozinho, Sapateir@s de Venâncio Aires, e do Vestuário e Sapateir@s de Santa Cruz do Sul.
Panfletagem
Dirigentes sindicais realizaram também uma panfletagem na empresa Beira Rio, em Sapiranga. Cerca de 1.500 boletins foram distribuídos.
“Percebemos que os trabalhadores receberam muito bem o material. Muitos pararam pra fazer perguntas e isso demonstra a importância do tema”, avaliou Maria Machado, presidenta do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Calçado e Vestuário de Santa Cruz do Sul.
CARTA DOS SINDICATOS
Nós nos comprometemos!
Carta compromisso das entidades da região sul do Brasil sobre a implementação da pauta dos trabalhadores e trabalhadoras LGBTQIA+.
Os sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Vestuário da CUT (CNTRV), com base territorial na região sul do Brasil, cujos representantes participaram da sessão de Diálogo Social realizada na cidade de Sapiranga/RS, se comprometem em desenvolver todos os esforços possíveis para considerar em seus processos de negociação coletiva, os seguintes pontos de pauta:
1. Cláusula referente ao respeito e reconhecimento do nome social de trabalhadoras e trabalhadores transexuais.
2. Cláusula referente ao direito das mulheres e homens transexuais em utilizarem os banheiros de acordo com sua identidade de gênero.
3. Cláusula referente ao compromisso entre empresas e sindicatos em desenvolver ações de comunicação e formação com vistas ao combate à discriminação por razão de gênero e orientação sexual no trabalho.
4. Cláusula reforçando os direitos do(da) cônjuge em uniões homoafetivas, sejam eles constitucionais, como o recebimento de verbas rescisórias em caso de falecimento, por exemplo, ou da própria Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho, como licenças remuneradas, dependência em benefícios, etc.
5. Inclusão do pai ao direito ao auxílio creche.
No que toca ao ambiente sindical, nos comprometemos em desenvolver ações políticas para o fortalecimento de lideranças sindicais LGBTQIA+, com vistas à composição da direção e/ou organização sindical no local de trabalho, além de implementar ações para a consolidação de um sindicato verdadeiramente laico e mais acolhedor à todas, todos e todes.
Sapiranga, 05 de novembro de 2021.
Comments